Em seu pronunciamento ao Conselho da Organização Internacional para as Migrações (OIM), o arcebispo Ettore Balestrero, observador permanente da Santa Sé junto às Nações Unidas em Genebra, pediu uma "análise objetiva e abrangente" dos movimentos migratórios, considerando suas causas e consequências. Aqueles que são forçados a deixar seus lares, enfatizou ele, personificam o "rosto humano da globalização", muitas vezes apoiados por organizações religiosas nas áreas mais remotas e carentes
Sérgio Coutinho, missionário da Comunidade Canção Nova e autor do livro "O serviço da autoridade. Minha experiência como leigo", partilha sua experiência e propõe um novo olhar sobre a liderança cristã como caminho de santidade.
“A visita do Papa Leão trouxe novas forças. O sopro da vida recomeçou. O Líbano recuperará suas forças e voltará a viver, firmado na fé e reerguendo-se com o seu Senhor. Os pacificadores receberam, assim, a paz que vem de Deus. Rezo fervorosamente para que esta amada pátria se recupere. Ela merece”, afirma o vigário apostólico, dom Aldo Berardi
Na nova estratégia da política nacional desejada por Putin, fala-se também da questão religiosa, com um ulterior fortalecimento da Igreja Ortodoxa, e colocando no mesmo nível entre as “ameaças”, o terrorismo extremista e a “russofobia” nas relações interétnicas e interreligiosas.
A Associação Cultural Nhandeara foi criada em 2007 em Florença com o objetivo de promover a cultura paraense na Itália e, ao retornar a Belém, Márcia Vieira implementou projetos de educação ambiental, focando em crianças e conscientização sobre o manejo do lixo. Após 17 anos de atuação, a associação continua a trabalhar em comunidades ribeirinhas e quilombolas, promovendo a consciência ambiental. Nós conversamos com Márcia.
"Como peregrinos de esperança nesta vida, caminhemos rumo à sua plenitude na Casa do Pai!", disse Leão XIV durante a saudação aos fiéis de língua portuguesa. Entre eles, um brasileiro de Curitiba/PR, há 3 anos morando na Itália, que apresentou ao Papa uma das suas obras: um balão de papel em forma de cruz de mais de 7 metros de altura feito a convite de um baloeiro italiano da ilha de Ventotene, famosa por atividades com o balonismo, que é prática legal no país.


















Telefones:
(65) 3321-3631/ (65) 99982 5244
E-mail:
secretaria@cuiabaarquidiocese.net
Endereço:
Praça do Seminário, 489 – Dom Aquino – Caixa Postal 22 / Cuiabá-MT
CEP: 78.015-325
Copyright Arquidiocese de Cuiabá © Feito com ![]()
![]()